Rui Amorim nasceu em Oliveira de Azeméis
O maestro José Atalaya apelidava-o de “belo trovador do século XX”.
Uma vida a compôr e a cantar, suas músicas e seus poemas.
1986 participa no primeiro festival da canção amadora que decorreu em Amarante muitos outros se seguiram e assim dá inicio a uma carreira que se manteve até aos dias de hoje.
A experiência adquirida nesses festivais, e motivado por lugares de destaque, fez com que em 1991 tenha gravado o seu primeiro trabalho discográfico, em LP e cassete, título PASSAGEM.
Neste seu trabalho é acompanhado pela Banda Pátria (banda que anteriormente acompanhava o saudoso Carlos Paião) e patrocinado pela empresa “Herculano” (Grupo Ferpinta).
Seguem-se depois vários trabalhos como
“PARABÉNS MEU PORTUGAL”
VIAGEM SEM TEMPO”
HINO DA U.D.OLIVEIRENSE
HINO DA ESCOLA LIVRE
CANÇÃO PELA NOSSA TERRA
HINO DO NAC
HINO SÊNIOR
HINO DA EICOA
CANÇÃO POR MOÇAMBIQUE
HINO DA TUNA DAS VELHAS
TELHEIRO MÁGICO (Escola fonte Joana) participa no CD com quatro temas
PARABÉNS EM FADO… entre muitas outras
Participou em programas e entrevistas para várias estações de rádio e televisão, em Portugal e alguns países por onde passou, com a música e o espetáculo na sua maioria destinado aos queridos imigrantes portugueses.
Nesta” viagem sem tempo” (título do seu terceiro álbum) transporta a sua música,sempre cantada em portugues aos três Continentes do nosso Planeta EUROPA, AMÉRICA E ÁFRICA.
Colabora em variadíssimas actividades lúdicas organizadas por Câmaras Municipais, Centros de Dia, Lares de Terceira Idade, escolas, Juntas de Freguesia, Hospitais, Associações Desportivas e Culturais, etc
Participou em todas as edições do “FESTIVAL SÉNIOR”, organizado, então, pela autarquia de Oliveira de Azeméis mas que, infelizmente, não teve continuidade.
Desde final de Fevereiro que se vê forçosamente arredado das sessões de animação nos Lares e Centros de Dia, no entanto, irá efetuar este ano uma nova experiência (online) com o projecto do Centro Lúdico “AQUIHÁDANÇA” projecto este muito acarinhado por Angela Azevedo e o nosso querido e saudoso António Pinho, apoiado com enorme empenho e dedicação pela atual vereação municipal, presidida pelo Eng. Joaquim Jorge.
No ano de 2016, comemorou no Centro Cultural de Cucujães os “25 anos” e na sequência desta já longa carreira musical espera comemorar, este ano, os “30 anos” depois do lançamento do seu primeiro trabalho discográfico.